terça-feira, 17 de abril de 2012

Planejamento de atividade com Hipertexto

ATIVIDADE 2.6

Oficina de Produção Textual


Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tuma: 5º ano A

Período: matutino

Numero de alunos: 18 alunos

Quantidade de aulas: quatro aulas


Eixos Temáticos

• Contextualização

• Prática de leitura

• Oralidade

• Análise linguística

• Produção escrita


Conteúdos:

• Finalidade do texto; imagem e papel dos interlocutores; características do gênero;

• Identificação dos recursos linguísticos e estilísticos utilizados pelo autor para obter efeitos de sentido, em textos narrativos;

• Leitura compartilhada e colaborativa;

• Valor expressivo do sinal de pontuação, acentuação e ortografia;

• Reescrita do próprio texto.


Objetivo

• Reconhecer significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não linguísticos para conferir significação aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).

• Inferir ao sentido implícito de uma palavra, expressão ou informação no texto, dando sentido conotativo;

• Identificar o portador do texto;

• Identificar as informações implícitas e explicitas no texto;

• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.


Metodologia

Foi explorado durante as oficinas de língua portuguesa - analise de Gêneros textuais e produção escrita, trabalhando os eixos: contextualização, leitura, oralidade, análise linguística e produção de texto, onde no primeiro momento far-se-á a leitura de uma apostila abordando cada item com exemplificação, em seguida simulação de três aulas explorando cada eixo, culminado com uma produção e reestruturação coletiva de texto.

Na etapa posterior, serão divididos por ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) e distribuídos roteiros para que os grupos elaborem aulas correspondentes às orientações e apresentem, proporcionando troca de experiência e aprendizado.


Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, pesquisa na internet, elaboração do hipertexto, comentários do grupo referente à pesquisa, apresentação no decorrer das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário