terça-feira, 17 de abril de 2012

Leitura, Reflexão e discussão sobre mídia- educação.

ATIVIDADE 4.3

Durante a leitura, pode-se perceber que o autor destaca a importância da tecnologia, presente em vários aspectos assim como no meio político e social, como no econômico e educacional. Segundo Silva a tecnologia tem um grande poder de influenciar aos navegantes o que posssibilita o desenvolvimento dos leitores,sendo eles criticos ou não.

Navegando por vídeos e outras mídias.

ATIVIDADE 4.2

As tecnologias podem trazer contribuições significativas a prática pedagógica, desde que seja utilizada de maneira adequada. Com esses diversos recursos de informação, percebemos a melhoria.

Conhecendo objetos de multimídia Conhecendo objetos de multimídia.

ATIVIDADE 4.1

Os objetos de multimídia são recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnológica. Desenvolvidos com fins educacionais que materializam a fala do professor e proporcionam melhor contextualização do ensino. Um dos recursos considerados mais importante é o vídeo, pois torna as aulas mais interessantes e produtivas, pois ensinamos e a prendemos pelas palavras, gestos, emoções, afetividade, pelos textos lidos, enfim, pelas informações em tempo real.

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

ATIVIDADE 3.5

Currículo é o conjunto de dados relativos á aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. A integração de tecnologia ao currículo deve ser proposta através de projetos de aprendizagem de maneira organizada, demonstrando temas de interesses comuns para os alunos.

Navegando pelo Wickcionário

ATIVIDADE 2.11

O Wickcionário tem como foco a descrição das palavras, a sua pronuncia, a apresentação de sinônimos e antônimos, a tradução para outros idiomas e conceitos relacionados.

visitando a Wikipédia

ATIVIDADE 2.10

Wikipédia é uma enciclopédia online livre, colaborativa, ou seja, escritas internacionalmente por varias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por serem informações livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificação.

Planejamento de atividade com Hipertexto

ATIVIDADE 2.6

Oficina de Produção Textual


Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tuma: 5º ano A

Período: matutino

Numero de alunos: 18 alunos

Quantidade de aulas: quatro aulas


Eixos Temáticos

• Contextualização

• Prática de leitura

• Oralidade

• Análise linguística

• Produção escrita


Conteúdos:

• Finalidade do texto; imagem e papel dos interlocutores; características do gênero;

• Identificação dos recursos linguísticos e estilísticos utilizados pelo autor para obter efeitos de sentido, em textos narrativos;

• Leitura compartilhada e colaborativa;

• Valor expressivo do sinal de pontuação, acentuação e ortografia;

• Reescrita do próprio texto.


Objetivo

• Reconhecer significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não linguísticos para conferir significação aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).

• Inferir ao sentido implícito de uma palavra, expressão ou informação no texto, dando sentido conotativo;

• Identificar o portador do texto;

• Identificar as informações implícitas e explicitas no texto;

• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.


Metodologia

Foi explorado durante as oficinas de língua portuguesa - analise de Gêneros textuais e produção escrita, trabalhando os eixos: contextualização, leitura, oralidade, análise linguística e produção de texto, onde no primeiro momento far-se-á a leitura de uma apostila abordando cada item com exemplificação, em seguida simulação de três aulas explorando cada eixo, culminado com uma produção e reestruturação coletiva de texto.

Na etapa posterior, serão divididos por ano (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) e distribuídos roteiros para que os grupos elaborem aulas correspondentes às orientações e apresentem, proporcionando troca de experiência e aprendizado.


Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, pesquisa na internet, elaboração do hipertexto, comentários do grupo referente à pesquisa, apresentação no decorrer das aulas.

Conceituando hipertexto coletivamente

ATIVIDADE 2.4

O contexto hipertexto por se tratar de um texto em formato digital, disponibiliza ao grupo coletivo uma ampla área de conhecimento, podendo visualizar conceitos diferentes de determinados assuntos, disponibilizando a todos a ideia do 'novo', que envolve novas informações, não somente para uma pessoa, mas também para o grupo a qual desenvolve pesquisas e trocas de informações.

Conceituando Hipertexto

ATIVIDADE 2.3

Hipertexto trata-se de um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links, tornando-se uma ligação que facilita a navegação.

Navegando em busca do conceito hipertexto

ATIVIDADE 2.2

A navegação na página da Wikipédia em busca de informações sobre hipertexto me fez perceber que há muito tempo empregamos esta forma de construção do conhecimento compartilhado. Quando incentivarmos a pesquisa em vários livros sobre determinado tema já fazíamos o que hoje, no formato digital, chamamos de links ou hiperlinks. As enciclopédias são exemplos de hipertexto no papel, pois permitem a viagem entre seus volumes em busca da ampliação dos conhecimentos sobre determinado assunto. O hipertexto é um texto cheio de links que nos permitem localizar rapidamente conteúdos sobre assuntos específicos. Principais características do Hipertexto: Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem, possibilita que a aprendizagem aconteça por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Navegação em Hipertexto

ATIVIDADE 2.1


Ao navegar pelos sites propostos na atividade e percorrer os diversos links a que o texto me dava acesso, pude realizar uma leitura não-linear, fragmentada, sem ter uma sequencia única porem cheia de curiosidade, o que e despertou em mim a vontade de ir cada vez mais longe com minha leitura, buscando e descobrindo novidades sobre o tema. O trabalho com hipertextos alem de enriquecer de forma divertida o processo de leitura e escrita aprimora a produção de textos, pois através da navegação se proporciona o envolvimento de vários links dispostos no hipertexto, o que nos torna co-autores de tudo o que lemos.

Webquest

ATIVIDADE 1.6

Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.

O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Dodge a define assim:

"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.

A webquest sempre parte de um tema e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor. Essas fontes/recursos podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.

Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:

  1. Introdução: texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

  2. Tarefa: descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo

  3. Processo: forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

  4. Fontes de informação: Também chamadas de recursos, são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.

  5. Avaliação: o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

  6. Conclusão: deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.

  7. Créditos: A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.


    Mapa conceitual- Atv. 1.5




    Minha escola...

    ATIVIDADE 1.4

    Escola estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni – Ponta Porã/MS

    Tecnologias utilizadas

    • Livros

    • Revistas

    • Câmeras digitais

    • Impressora

    • Fotocopiadora

    • CD

    • DVD

    • Pen drive

    • Aparelho de som

    • Cadeiras

    • Mesas

    • Calculadoras

    • Televisão

    • Data show

    Diário de bordo

    ATIVIDADE 1.3

    Pode se perceber que aos poucos a escola vem se desenvolvendo e se aplicando na utilização das tecnologias e das mídias como recurso educacional, transmitindo conhecimento aos alunos de forma significativa, trazendo aos alunos maneiras diferenciadas de criar,produzir e demonstrar seus conhecimentos adquiridos.

    Quem sou como professor e Aprendiz?

    ATIVIDADE 1.2

    Na constante mudança que ocorre no meio social, posso dizer que sou uma boa professora, porem, nunca sabemos tudo sobre determinados assuntos, eis o X da questão, e preciso adaptar-se aos meios práticos, ágeis e seguros, pesquisar somente em sites da internet, não significa que seja realmente aquela a resposta correta, ou simplesmente um estudo objetivo sobre determinado assunto, automaticamente eu como professora sou uma eterna aprendiz, pois ninguém nasce sabendo tudo, e nem cresce e simplesmente aprende tudo em questao de segundos, para minhas aulas eu busco idéias na internet e em livros antigos e atuais, devido as mudanças que ocorrem no nosso dia a dia, procuro nunca utilizar frases do tipo: “não sei”, diante de alguma duvida de um aluno, mas sim a frase: “tenho duvidas, mas vou pesquisar, e na próxima aula eu te falo a resposta correta sobre esse assunto”. No mundo existem diversas mudanças em questão de segundos, por isso, devemos sempre procurar se aperfeiçoar e se adaptar a novas maneiras de conhecer a ensinar usando as inovações tecnológicas.

    Apresentação

    Muito Prazer em conhecê-los!

    Oi, sou Dieneffer Marega da Silva, graduada em licenciatura plena em geografia na Faculdade de Ponta Porã- FAP, atualmente trabalho na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni. Fiquei feliz em saber que este curso e profissionalizante e gratuito, assim se tornou de fácil acesso a vários colegas, sendo alguns aqui, os quais eu já tive a oportunidade de conhecer em anos anteriores. Com esse curso tenho a oportunidade de expandir meus conhecimentos, e interagir com meus alunos de forma dinâmica e bem mais proveitosa. Que Deus me ilumine a chegar ate o final dessa nova caminhada de ensino... Beijos...